É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se conhece como subluxação vertebral.
Desajuste das vértebras da coluna, a subluxação interfere na função normal do nosso sistema nervoso, impactando no funcionamento de todos os órgãos do corpo, interferindo na saúde e no bem-estar.
Especialidade da quiropraxia, tratar e prevenir as subluxações vertebrais deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa que deseja viver de forma saudável. A seguir, falamos mais sobre esse tema. Confira.
O que é subluxação vertebral
Como dissemos acima, a subluxação vertebral é o desajuste/desalinhamento das vértebras e articulações da coluna vertebral.
Quando esse desajuste acontece, uma vértebra perde sua posição/ função normal em relação às outras vértebras da coluna. Isso interfere no funcionamento normal do sistema nervoso do corpo, o que pode levar a diversos problemas, as dores na coluna são apenas um deles e nem sempre surgem antes da situação já ter se agravado.
Por isso, o ajuste rotineiro da coluna, feito por um profissional de quiropraxia, é uma prática tão importante para manter a saúde de todo o corpo.
O que pode causar subluxação vertebral
Ainda é comum acreditar que as lesões à coluna só ocorrem quando há movimentos bruscos ou acidentes, como uma queda ou uma batida de carro. Mas isso não é verdade.
Mesmo os movimentos mais rotineiros, como sentar-se, deitar para dormir, carregar a bolsa e dirigir, quando não realizados da maneira correta, causam subluxações vertebrais.
Como foi dito já na introdução deste texto, desde o nascimento nossa coluna está sujeita aos desajustes, que podem ser causados:
- pelo modo como o bebê é puxado na hora do parto
- pela maneira como a criança é carregado no colo
- pelas quedas enquanto se aprende a andar e durante as brincadeiras de infância
- pela prática de esportes e pelas muitas horas em frente à TV ou ao computador
- pela má postura ao dirigir e ao sentar
- por realizar tarefas de casa, de lavar louça a limpar o chão
- por levantar e carregar peso
- pelo uso do travesseiro errado
- por stress
- pelo desgaste consequente da idade.
As subluxações vertebrais são muito comuns e fáceis de gerar. E como não são consideradas uma doença, nem sempre exames médicos são capazes de identificá-las, por isso visitar um quiropraxista periodicamente é tão importante.
Como as subluxações interferem na saúde e no bem-estar
Ao interferir no funcionamento do sistema nervoso, a subluxação vertebral interrompe o fluxo normal de energia pelo corpo. Isso impacta na função dos órgãos e, consequentemente, na nossa saúde e bem-estar.
Cada vértebra da nossa coluna vertebral está ligada ao funcionamento de uma parte do nosso corpo, por isso, seu desajuste pode causar:
- problemas renais
- doenças respiratórias
- stress
- depressão e ansiedade
- dores e dormência nas pernas e braços
- dores na coluna e no pescoço.
Além de muitos outros problemas que diminuem a qualidade de vida e podem levar a graves doenças.
Como prevenir e tratar subluxações vertebrais
O desajuste das vértebras da coluna pode ser causado mesmo pelos movimentos mais comuns e rotineiros, como você pode ver. Então, a melhor forma de prevenir e tratar as subluxações é adotando bons hábitos, que ajudem a garantir a saúde da coluna.
Cuidar da postura, praticar atividades como meditação, yoga e pilates, e tornar os ajustes quiropráticos parte da sua rotina é muito importante para evitar o agravamento das condições causadas pelo mau funcionamento do sistema nervoso.
Agora que você já sabe o que é uma subluxação vertebral e como ela interfere no funcionamento do seu corpo e no seu bem-estar, acesse e curta a nossa página no Facebook, para saber mais sobre como a quiropraxia pode transformar sua rotina e melhorar muito sua qualidade de vida.
Uma resposta